Excaliburproject
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia Eólica

2 participantes

Ir para baixo

Energia Eólica Empty Energia Eólica

Mensagem  Admin Qua Nov 07, 2007 5:43 pm

A energia produzida pelo vento é um recurso energético natural que pode ser aproveitado com um investimento reduzido, é especialmente rentável em locais com muito vento. Um gerador eólica caseiro é algo possível de fazer sem custos muito elevados.

As diferenças de pressão atmosférica causadas pelo aquecimento diferencial terrestre provocam deslocação de massas de ar (vento), a deslocação destas massas de ar são influenciadas pelas condições atmosféricas (intensidade e direcção) por obstáculos e condições do solo. O aproveitamento da energia cinética do vento é efectuada através de turbinas eólicas acopladas a geradores. A este conjunto turbina-gerador é habitualmente chamado Aerogerador. Existem vários tipos de turbinas Aeólicas cujas as diferenças incidem essencialmente na direcção do eixo de rotação (vertical e horizontal), forma e número de pás que constituem o rotor.

Tal como a energia solar a energia eólica é uma energia limpa, a sua inclusão em áreas ventosas em ambientes domésticos pode rapidamente trazer o retorno do investimento efectuado. Pode funcionar em simultâneo com módulos energéticos solares. O seu funcionamento não difere substâncialmente, a energia captada por um aerogerador carrega um conjunto de baterias.

Produção de energia
A energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em:


- energia mecânica através de aeromotores;
- energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/11/2007

https://excaliburproject.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Energia Eólica Empty Re: Energia Eólica

Mensagem  Figueira Sáb Dez 08, 2007 3:41 pm

Na Madeira existem 4 parques eólicos 2 dos quais da empresa de electricidade da Madeira e outros 2 privados. Os dois maiores parques eólicos são na zona do Caniçal e Paul da Serra existindo também um parque eólico na ilha do Porto Santo. Estes parques eólicos aõ importantes na produção de energia eléctrica. Outros estão em estudo mas por privados. ver portal http://www.eem.pt/

Figueira

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos