Excaliburproject
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens

2 participantes

Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens

Mensagem  Admin Qua Nov 07, 2007 4:28 pm

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação.
Esta última, mais utilizada, consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador. Desse processo também se extrai a glicerina, empregada para fabricação de sabonetes e diversos outros cosméticos. Há dezenas de espécies vegetais das quais se pode produzir o biodiesel, tais como rícino, girassol, soja, palma, milho e todos os óleos usados e gorduras animais.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de camiões, tractores, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de electricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

As suas vantagens são reduzir a poluição ambiental é hoje um objectivo mundial. Todos os dias tomamos conhecimento de estudos e notícias indicando os males do efeito estufa. O uso de combustíveis de origem fóssil tem sido apontado como o principal responsável por isso.
A Comunidade Europeia, os Estados Unidos, Argentina e diversos outros países vêm estimulando a substituição do petróleo por combustíveis de fontes renováveis, incluindo principalmente o biodiesel, diante de sua expressiva capacidade de redução da emissão de diversos gases causadores do efeito estufa, a exemplo do gás carbónico e enxofre.
Melhorar as condições ambientais, sobretudo nos grandes centros metropolitanos, também significa evitar gastos dos governos e dos cidadãos no combate aos danos da poluição. Além disso, a produção de biodiesel possibilita planear financiamentos internacionais em condições favorecidas, no mercado de créditos de carbono, sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Protocolo de Kyoto.
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/11/2007

https://excaliburproject.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty Mais vantagens

Mensagem  Pedro Qua Nov 07, 2007 4:58 pm

É energia renovável. Em Portugal há muitas terras aráveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção.

O biodiesel é um óptimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor.

O biodiesel tem risco de explosão baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150 graus celcius para explodir.
Tem fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão.

O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa.

A viabilidade do uso direto foi comprovada na avaliação dos componentes do motor, que não apresentou qualquer tipo de resíduo que comprometesse o desempenho.

Para a utilização do biocombustível, não precisa de nenhuma adaptação em automoveis, camiões, tratores ou máquinas.

Pedro
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty outras vantagens tambem

Mensagem  Patricia Qua Nov 07, 2007 5:00 pm

O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que vai gerar emprego á agricultura.
O diesel do petróleo é um combustível não-renovável. O petróleo leva milhões de anos para se formar.

Substitui o diesel nos motores sem necessidade de ajustes.

Diminuição da poluição atmosférica.

O biodiesel é usado puro nos motores, porém aceita qualquer percentagem de mistura com o diesel, pois é um produto miscível.

Outra grande vantagem é que, na formação das sementes, o gás carbônico do ar é absorvido pela planta.

O calor produzido por litro é quase igual ao do diesel.

Pouca emissão de partículas de carvão. O biodiesel é um éster e, por isso, já tem dois átomos de oxigênio na molécula.

Na queima do biodiesel, ocorre a combustão completa.

É necessária uma quantidade de oxigênio menor que a do diesel. sunny

Patricia
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty e não são só essas...

Mensagem  Filipe c Qua Nov 07, 2007 5:02 pm

Very Happy É uma fonte de energética renovável, a exemplo de todos os produtos originários do ciclo produtivo da agroindústria. Nesse ciclo, a energia que está armazenada nos vegetais, no caso o grão da soja, é transformada em combustível e depois da combustão uma parte destina-se à operação de um sistema como um motor, e outra retorna para a nova plantação na forma de CO2, o CO2 combinado com a energia solar realimenta o ciclo.

Não são necessárias alterações na tecnologia (peças e componentes) e de regulagem. Apenas é preciso que o biodiesel tenha uma qualidade definida. Por ser um produto natural e biodegradável, surgem problemas de degradação natural. Ao utilizar biodiesel você estará utilizando qualidade.

Os óleos vegetais usados na produção do biodiesel podem ser obtidos do girassol, nabos, algodão, ricino, soja, canola, palma... Qualquer oleaginosa.

É constituído de carbono neutro. As plantas capturam todo o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam o CO2 em Carbono e Oxigênio, neutralizando suas emissões. alien

Filipe c
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty e tambem a agricultura

Mensagem  Sofia - Qua Nov 07, 2007 5:12 pm

A maior parte dos veículos da indústria de transporte e da agricultura usam actualmente o diesel. O biodiesel é uma alternativa económica, tendo a vantagem de ser confiável, renovável e fortalecer a economia do país gerando mais empregos.

Como combustível já é uma realidade em expansão.
Beneficia os agricultores e contribui para o crescimento econômico das terrenos abandonados, pois reduz a importação de combustíveis, preservando o interesse nacional promovendo a valorização dos recursos energéticos.

Proteger o meio ambiente e promover a conservação de energia;
utilizar fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento económico dos insumos disponíveis e das tecnologias aplicáveis.

Redução da emissão de poluentes locais com melhorias na qualidade de vida e da saúde pública.

Possibilidade de utilização dos créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo decorrentes do Protocolo de Kioto.

study

Sofia -
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty e as desvantagens?? poucas mas existem

Mensagem  Manolo Qua Nov 07, 2007 5:15 pm

Desvantagens
Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) só poderão ter mercado a preços muito inferiores aos actuais; todo o mercado de óleo-químicos poderá ser afectado. Não há uma visão clara sobre os possíveis impactos potenciais desta oferta de glicerina.
No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais, importantes bosões de biodiversidade.

Manolo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty onde à a venda??

Mensagem  portugue Sex Nov 09, 2007 9:02 am

se é so vantangens...onde vendem??

portugue
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty venda

Mensagem  Dudu Ter Nov 13, 2007 6:55 pm

acho que em setubal existe a venda ...mas minimo 1000lts Sad ... pesquisa na net...

Dudu
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty Biodiesel a partir de algas

Mensagem  Luis Bel Qui Nov 15, 2007 4:17 am

Através de uma pesquisa recente, cheguei a conclusão de que a produção de biodiesel teria imensas vantagens se fosse obtida a partir de algas unicelulares.
Efectivamente existem vários metodos de produção Biodiesel a partir de algas, tendo a Argentina anunciado que ia obter este combustivel a partir de algas localizadas em piscinas.
Não me parece ser este o metodo mais apropriado para o nosso Pais não só pela falta de recursos como tambem pelos limites de capacidade produtiva.
Existem ja alguns modelos que efectuam a cultura das algas no seu proprio meio ambiente,ou seja, o mar. No nosso caso é este o meio natural á disposição que poderá benefeciar não só o Continente mas tambem as ilhas dos Açores e da Madeira.
Seja como for parece de todo o interesse o estudo e desenvolvimento de projectos de produçao de biodiesel a partir das algas.
Para quem estiver interessado vai sair junto ao site um modelo ja existente descriminado e com os respectivos custos.

Luis Bel
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty Re: O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens

Mensagem  Figueira Sáb Dez 08, 2007 3:30 pm

portugue escreveu:se é so vantangens...onde vendem??
Não é só vantagens também existem riscos como em todas as biotecnologias no entanto é urgente trabalhar para melhorar estas biotecnologias e existem meios de controlo. Faça-se estudos de impacto ambiental ou estudo e riscos.

Figueira

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty Re: O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens

Mensagem  Figueira Sáb Dez 08, 2007 3:36 pm

Luis Bel escreveu:Através de uma pesquisa recente, cheguei a conclusão de que a produção de biodiesel teria imensas vantagens se fosse obtida a partir de algas unicelulares.
Efectivamente existem vários metodos de produção Biodiesel a partir de algas, tendo a Argentina anunciado que ia obter este combustivel a partir de algas localizadas em piscinas.
Não me parece ser este o metodo mais apropriado para o nosso Pais não só pela falta de recursos como tambem pelos limites de capacidade produtiva.
Existem ja alguns modelos que efectuam a cultura das algas no seu proprio meio ambiente,ou seja, o mar. No nosso caso é este o meio natural á disposição que poderá benefeciar não só o Continente mas tambem as ilhas dos Açores e da Madeira.
Seja como for parece de todo o interesse o estudo e desenvolvimento de projectos de produçao de biodiesel a partir das algas.
Para quem estiver interessado vai sair junto ao site um modelo ja existente descriminado e com os respectivos custos.

Recomenda-se ver legislação sobre os biocombustíveis no portal C:\Documents and Settings\Utilizador\Ambiente de trabalho\Portal das Energias Renováveis Legislação.htm

Figueira

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens Empty Re: O que é biodiesel? Descrição e suas vantagens

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos